segunda-feira, maio 29, 2006

Sweet Child O`Mine

Desta vez no nosso enclave temos um hino dos anos '80 - sweet child o' mine dos Guns N' Roses (Appetite for Destruction,1987).
Com esta recordação fazemos a devida homenagem à passagem dos Guns por Lisboa. Ainda que estes Guns de 2006 nada tenham a ver com os Guns dos oitentas, e mais aparentem ser uma banda de tributo aos originais. De qualquer maneira, rock on...

sexta-feira, maio 26, 2006

Eu Não Vou

Nem Rock in Rio, nem Super Bock Super Rock!
Isto é um statement!

domingo, maio 21, 2006

Festival Eurovisão da Canção

Desde o ano de 1956 que anualmente a Europa, e alguns dos seus países vizinhos, se reúne em volta dos televisores para ver o Festival Eurovisão da Canção. Portugal nunca se sagrou vencedor, nem mesmo nos tempos áureos com Simone de Oliveira, Madalena Iglésias e António Calvário. A nossa melhor posição foi um sexto lugar para Lúcia Moniz, em 1996, com a música “O meu coração não tem cor”. Este ano os Portugueses decidiram fazer representar-se por 4 miúdas, que nem cantavam bem, nem dançavam bem. Mas que também não ficavam atrás dos restantes participantes. Mais uma vez não passámos à final.
Nos finalistas existia uma espécie de divisão: aqueles que decidiram apresentar-se com alguns elementos musicais típicos do seus país; e os outros com um som menos característico que não reflectia o som tradicional do país de origem. Isto aconteceu sobretudo com os países com uma maior produção musical – Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha.
Normalmente, o FEC é marcado por artistas pop, com as suas canções pop, para chegar a toda a população europeia. Mas os vencedores deste ano deixaram todos boquiabertos: os Finlandeses, Lordi, com a canção Hard Rock Hallelujah, que como o próprio nome indica, interpretada num hard rock nada característico da Eurovisão.
Vestidos de monstros, com caveiras, sangue e tudo mais que uma banda de hard rock tem direito, os Lordi salientaram-se no meio de tanta jovem semi-nua. E talvez por isso mesmo arrecadaram os votos do público. Acho que podemos finalmente dizer que o FEC toma um novo caminho... Obrigado aos Lordi.

The Dog Song

A relíquia desta semana é The Dog Song, da Nellie McKay, podemos encontra-la no álbum Get Away from Me de 2004. Uma canção upbeat, alegre e despretensiosa para alegrar nos os dias de sol que se aproximam. Enjoy...

quinta-feira, maio 11, 2006

O grunge no século XXI

O grunge está morto ou pelo menos moribundo, um zombie. For the record, o grunge acabou lá por meados dos anos 90, com a morte do seu príncipe – Kurt Cobain; mas ao que parece algumas das bandas emblemáticas continuam no activo. Tomemos aqui como exemplo os Alice in Chains e os Pearl Jam.

Se a actividade AIC já era reduzida a partir de 1994/1995, com a morte de Layne Staley, em 2002, parecia mesmo que este seria o final da banda. Mas não. O ano passado, o front man da banda, Jerry Cantrell, resolveu aplicar CPR na banda, que qual Fénix renasceu das cinzas. Com um novo vocalista que se vê a braços com a tarefa complicada de substituir o insubstituível Staley, aí estão eles no Super Bock/Super Rock, no dia 26 de Maio.

Em relação aos PJ a história é diferente. Não perderam nenhum elemento, pelo menos literalmente, o que perderam foi o elemento qualidade. Isto aconteceu por volta de 1996 com a edição de No Code. De qualquer maneira continuam no activo, embora os discos de hoje nunca venham a ter o seu lugar na história como os mais antigos. A banda estará em Portugal nos dias 4 e 5 de Setembro para um Pavilhão Atlântico que promete estar esgotado.
Portanto, podem tirar as velhinhas camisas de flanela do baú e sacudir-lhes as bolas de naftalina. E quando estiverem nos concertos não se espantem se alguém exclamar, (como o miudinho do filme), “I see dead people”.

quarta-feira, maio 10, 2006

A Relíquia da Semana

A partir de hoje o nosso enclave tem uma nova rubrica - a relíquia da semana. Pode ser encontrada automaticamente aquando da entrada no blog. Serão recordadas algumas das mais belas canções, nacionais e internacionais. Estejam atentos...

terça-feira, maio 09, 2006

Obrigada, meu Santo Antoninho...

...Morrissey em Paredes de Coura.

segunda-feira, maio 08, 2006

UNCUT


A semana passada tive a oportunidade de adquirir a publicação britânica UNCUT. Esta ocorrência merece um post, pois ler uma revista deste calibre é um verdadeiro acontecimento.
Esta edição é uma das melhores da imprensa britânica – no Reino Unido a imprensa musical forma opiniões, uma boa “review” pode fazer ascender apoteoticamente um artista, assim como uma má pode fazer perdê-lo tudo.
A UNCUT, como a maior parte das revistas inglesas de música, primam pela qualidade a vários níveis: as entrevistas; as produções fotográficas, até mesmo a impressão e o papel. A qualidade, quantidade, e ecletismo também está presente em relação às críticas aos discos – cerca de 190, numa só edição –, bandas como os flaming lips, os lambchop, the streets, the zutons, os calexico, etc. Nesta revista encontramos ainda um bónus, o que torna-a ainda mais apetecível, um cd grátis com algumas canções das bandas em destaque.
Para além da critica musical, que ocupa a maior parte das páginas há também espaço para o cinema traduzido por: críticas a filmes recentes, clássicos e também a DVD.
Em suma, a UNCUT vale cada cêntimo do seu elevado preço. Faço votos para que a nossa BLITZ se aproxime da sua qualidade.

quinta-feira, maio 04, 2006

Morrissey - Ringleader Of The Tormentors

A vida a solo de Morrissey para mim sempre foi um tabu. Apesar de gostar muito dos Smiths nunca consegui gostar da carreira a solo de Morrissey. A explicação é muito simples: na minha pré-adolescência ouvi Kill Uncle, e este é um álbum demasiado denso e escuro para uma pré-adolescente. Bem, esta questão não foi ultrapassada mesmo depois de consecutivas audições dos Smiths, pelo menos até há um mês atrás.


No dia 3 de Abril, Morrissey editou o seu oitavo disco a solo – Ringleader Of The Tormentors.
Dizem que Morrissey mudou, dizem que encontrou o amor em alguém ou em alguma coisa. O certo é que o artista mudou-se de malas e bagagens para Roma para a gravação deste novo álbum. Juntou-se a Tony Visconti, produtor de nomes como David Bowie e T-Rex. Diz Visconti que este é um dos melhores discos em que já trabalhou. Opinião que não poderia ser mais consensual. Os críticos, os fãs, os apreciadores, consideram este um dos melhores álbuns da carreira de Morrissey. Possivelmente porque Morrissey conseguiu recuperar os épicos, talvez através da ajuda de Ennio Morricone, ou do coro infantil que participa no disco; ou até mesmo consequência da própria cidade, antiga capital do epopeico império Romano.
Morricone pode muito bem ter sido a razão porque ROTT dá ares de banda sonora para um filme, e talvez até o seja: o filme que retrata a vida de Morrissey. Do dia em que nasceu, passando pelas ruas de Manchester, às suas relações com as pessoas, até ao dia em que tudo acaba, com a morte. Por isso seria injusto destacar apenas algumas canções. É um álbum onde todas as peças são fundamentais.
ROTT é um disco sem falhas tanto a nível instrumental, como da voz, dos arranjos, da produção, da concepção visual, com a capa a fazer alusão à Deutsch Grammophon; ou até mesmo na própria edição em cartão, com direito a dvd...enfim...uma obra prima.

quarta-feira, maio 03, 2006

Maio hortelão: muita palha e pouco grão

Quinta-feira, 4

London Elektricity
Clube Mercado, Horário n/d

Tom Zé
Culturgest, 21h30

Sexta-feira, 5

Ena Pá 2000
Maxime, 22h30

Sábado, 6

Vicious 5
ZDB , 23h

Quarta-feira, 10

Lello Minsk e o Pianista da Boite
Maxime, 23h

Quinta-feira, 11

Keane
Aula Magna, 21h30

Squeeze Theeze Pleeze
Hard Rock Café, 22h

Sexta-feira, 12

Tinariwen
Clube Lua , 21h30

Sábado, 13

A Naifa
Fórum Lisboa, 22h

Microaudiowaves
Maxime, 23h

Domingo, 14

Dianne Reeves
Centro Cultural de Belém, 21h

Quinta-feira, 18

Arctic Monkeys
Paradise Garage, 21h30

Sexta-feira, 19

X-Wife
Lux Frágil, 23h30

Sábado, 20

Vitor Espadinha
Maxime, 23h

Terça-feira, 23

Trio TGB
Auditório António da Costa Leal, 19h

Sexta-feira, 26

Rock in Rio, com Jamiroquai, Xutos e Pontapés
Parque da Bela Vista

Super Bock/Super Rock, com Placebo, Alice in Chains, Tool
Parque do Tejo

Sábado, 27

Rock in Rio, com The Darkness, Guns n’ Roses, Wraygunn
Parque da Bela Vista

Super Bock/Super Rock, com dEUS, the Editors, Franz Ferdinand, Keane
Parque do Tejo