segunda-feira, abril 03, 2006

Because you’re mine, I Walk the Line


O biopic de Johnny Cash protagonizou um dos melhores momentos do cinema de 2006.
O filme que retrata a vida de Cash da infância até perto dos anos 70, conta com o génio de Joaquin Phoenix no papel do músico e com Reese Witherspoon como June Carter.
Conta a lenda que foram os próprios a escolher os actores que os iriam encarnar , o que faria bastante sentido, já que ambos interpretam o papel não de uma maneira mimética, mas sim de uma forma sentida e sincera que nos faz acreditar piamente que estamos perante Johnny e June.
Mas, justiça seja feita, e apesar de não sido galardoado com o Óscar, a interpretação de Joaquin Phoenix é muito superior à de Reese, também por aquilo que representar Cash significa.
Jonnhy Cash é um dos maiores ícones de uma América típica e profunda. As suas músicas retratam realidades facilmente identificáveis por aqueles que as ouvem, mesmo que nunca tenhamos estado presos em Folsom, já todos nos vimos privados da nossa liberdade, nem que tenha sido apenas de maneira metafórica. Cash é mais do que a personificação do country, é o porta voz dos “poor and the beaten down” dos “sick and lonely old”. Mas concentremo-nos no filme, a dissertação acerca de Cash fica para outro dia.
A meu ver a etiqueta de filme musical mesmo assim será um pouco exagerada. O meu conceito de musical será um filme como o mítico Música no Coração. Mas etiquetagens à parte, toda a música no filme foi interpretada pelos próprios actores, o que veio trazer mais valor às interpretações do filme. Entre elas as melhores são: Home of the Blues, Wildwood Flower e It ain't me babe.
E apesar do filme não ter durado em cartaz no nosso país ( gostava mesmo de saber porquê. Alguém me pode ajudar?) ainda está resistente numa única sessão num cinema da nossa capital, Quarteto, às 19 horas, vejam-no.