terça-feira, abril 04, 2006

Pobres Vs Ricos

A mais recente telenovela do nosso terceiro canal veio dar uma nova dimensão ao conceito musical explorado pelo Estado Novo, “não é desgraça ser pobrezinho”.
Floribella (adaptação da novela brasileira Floribella, que é por sua vez uma adaptação da argentina Floricienta) afirma-nos, num dos temas que serve de banda sonora, que ser pobrezinho é que é bom, o que não poderia vir mais a propósito tendo em conta os tempos que se vivem.
Para uma melhor compreensão aqui fica a transcrição da letra de “Pobre dos Ricos”, com a ressalva que esta é a versão em português do Brasil, e como tal, algumas palavras podem não coincidir com a tradução portuguesa.



Pobre dos ricos
Que tanto têm

(Mas p’ra que serve tanto dinheiro?)

Faltam os sonhos
Falta a vontade

Faltam o tempo e a liberdade
Vive com medo de perder algo
Sobra arrogância, sobra da ganância

Falta o tempo e a esperança
Falta a brisa, o sol da manhã
Pobre dos ricos que não conhecem
Toda a magia da liberdade!

Não tenho nada
E tenho, tenho tudo
Sou rico em sonhos
e pobre, pobre em ouro
E o que me importa
Se todo esse dinheiro
Não compra amigos, estrelas
O amor verdadeiro!

E eu tenho sorte
Porque sou pobre

Me sobra o tempo, me sobram os sonhos

Tenho de sobra sonhos e garra

E muita esperança p’ra conquistar
Músicas lindas para cantar
Beijos tão doces para beijar

Pois tenho todo tempo do mundo

Porque me sobra cada segundo
Tudo que tenho é divido
Minha riqueza são os amigos!