quarta-feira, abril 12, 2006

Camané ao vivo


09/04/2006

O recente DVD “Ao Vivo no São Luíz”, foi o mote para uma conversa informal entre Camané e Nuno Galopim. O evento, que decorreu na Fnac do Chiado, primou pelo eclectismo da assistência.
O diálogo entre os dois versou sobretudo a trajectória de vida do fadista, desde a infância, altura em que descobriu o fado, depois a adolescência, onde foi confrontado com um certo estigma em relação ao fado e aos fadistas, e posteriormente, o circuito nas casas de fado até à actualidade.
Em relação ao DVD propriamente dito, pode dizer-se que é simultaneamente, modesto e grandioso. Modesto porque para além de algumas das gravações feitas de dois concertos no São Luíz, a 30 e 31 de Março de 2004, esta edição não oferece muito mais; e Grandioso, porque nao pretendo, de forma alguma, depreciar a qualidade intrínseca de Camané, que em qualquer contexto, seja em concerto, disco, ou DVD, consegue transmitir ao ouvinte, de uma maneira distinta e excelente, a sua leitura do fado.
Um DVD que apesar de não ser uma obra prima ao nível da sua concepção é-o certamente ao nível musical. Um artigo importante para todos os amantes de fado.