domingo, maio 21, 2006

Festival Eurovisão da Canção

Desde o ano de 1956 que anualmente a Europa, e alguns dos seus países vizinhos, se reúne em volta dos televisores para ver o Festival Eurovisão da Canção. Portugal nunca se sagrou vencedor, nem mesmo nos tempos áureos com Simone de Oliveira, Madalena Iglésias e António Calvário. A nossa melhor posição foi um sexto lugar para Lúcia Moniz, em 1996, com a música “O meu coração não tem cor”. Este ano os Portugueses decidiram fazer representar-se por 4 miúdas, que nem cantavam bem, nem dançavam bem. Mas que também não ficavam atrás dos restantes participantes. Mais uma vez não passámos à final.
Nos finalistas existia uma espécie de divisão: aqueles que decidiram apresentar-se com alguns elementos musicais típicos do seus país; e os outros com um som menos característico que não reflectia o som tradicional do país de origem. Isto aconteceu sobretudo com os países com uma maior produção musical – Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha.
Normalmente, o FEC é marcado por artistas pop, com as suas canções pop, para chegar a toda a população europeia. Mas os vencedores deste ano deixaram todos boquiabertos: os Finlandeses, Lordi, com a canção Hard Rock Hallelujah, que como o próprio nome indica, interpretada num hard rock nada característico da Eurovisão.
Vestidos de monstros, com caveiras, sangue e tudo mais que uma banda de hard rock tem direito, os Lordi salientaram-se no meio de tanta jovem semi-nua. E talvez por isso mesmo arrecadaram os votos do público. Acho que podemos finalmente dizer que o FEC toma um novo caminho... Obrigado aos Lordi.

1 Comments:

Blogger SilentFreak said...

Do oito ao oitenta. Mas será que o festival vai mesmo mudar?
De qualquer forma, o evento estaria mesmo a tornar-se banal. Mas talvez por se estar a deixar, dentro do estilo, a qualidade musical ao deus-dará. No entanto, se isso significar que precisamos de um FEC com bandas vanguardistas, de estilos livres, jovens e até arrojados, será que o Festival se consegue manter dentro dos mesmos trâmites e com os mesmos objectivos e utilidade?

. . .que objectivos e utilidade são esses?. . .pessoalmente, se lhe reconheço músicas que apelam ao meu interesse, mesmo portuguesas, têm muitos anos em cima, já.

3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home